O trabalho desse profissional pode se dar de forma preventiva (antes do conflito) ou contenciosa (durante o conflito).

A prevenção evita que a empresa tenha de arcar com riscos que muitas vezes estão ocultos e que podem gerar inclusive multas. Seja por via judicial, administrativa ou oriundas do descumprimento da legislação, ainda mais em um país com um interminável emaranhado de leis.

Normalmente, esse tipo de profissional atua junto ao empresário, ou ao departamento de recursos humanos tirando dúvidas e orientando nas questões legais de trabalho, por exemplo.


Outra atuação muito comum é na área de contratos, recuperação de créditos (inadimplência), tributária e muitas outras, o que certamente lhe trará muito mais segurança.

A advocacia preventiva é a opção adotada pela gestão moderna para a diminuição do riscos do negócio.

Evitar o litígio é muito mais barato do que arcar com os custos de uma disputa judicial, principalmente diante dos juros e correções aplicados no caso de uma eventual condenação!

Uma das maiores razões do insucesso de uma empresa tem relação com a maneira com a qual ela lida com os riscos jurídicos. Por isso, ter o acompanhamento de um profissional que oriente a instituição nas legislações pertinentes é fundamental.

Já na fase em que o problema entra na fase judicial, o advogado que representa o fará com muito mais chances de vencer a disputa, ou pelo menos com um prejuízo minimizado.

Por isso é extremamente importante a prevenção, sempre consultando um  especialista para que a empresa desde cedo se previna sobre os documentos e provas que no futuro poderão lhe garantir o sucesso de uma ação.

× Podemos lhe ajudar?